Almôndegas de atum




A receita destas almôndegas de atum foi tirada da Revista TeleCulinaria que celebra o seu 30º Aniversario e é toda ela sobre receitas de atum. Achei-a muito interessante porque as receitas são muito variadas, originais e bastante económicas.Fiz algumas ligeiras mudanças que eu penso que resultaram bem. Estas almôndegas podem-se fazer em grande quantidade e congelarem-se,o que é muito bom porque podemos chegar a casa e não termos tempo para grandes cozinhados. Podem-se fazer em tamanho mais pequeno e servirem de aperitivo,frias.



1 fatia de pão de forma
1 dl de leite
4 latas de atum 1 ramo de salsa picada
1 ovo
2 colheres (sopa) de polpa de tomate
3 colheres (sopa)de farinha
1 dente de alho
sal e pimenta q.b.
ovo batido para passar
pão ralado para passar
farinha para passar
óleo para fritar

Deite a fatia de pão para um recipiente e regue-a com o leite. Escorra e desfaça bem o atum para dentro uma tigela. Descasque e pique o alho,junte ao atum(usei alho em pó), adicione também a salsa picada(substitui por coentros picados),o ovo batido,a polpa de tomate(usei molho de tomate compal com cebola e alho),a farinha e o pão bem escorrido (esmaguei o pão, mas não escorri o leite). Tempere com sal e pimenta(usei piripiri em vez da pimenta)e misture muito bem até ficar um preparado moldável.Molde almôndegas redondas com a mistura anterior,passe-as por farinha,por ovo batido e depois por pão ralado e leve-as a fritar em óleo até ficarem douradinhas.
Retire-as, deixe-as escorrer sobre uma folha de papel de cozinha e depois sirva-as com esparguete salteado com molho de tomate. Acompanhei-as com uma saladinha de alface, milho doce e pedacinhos de manga,costumo fazer esta salada com pedacinhos de queijo fresco também.


Comentários

Tem um aspecto bem delicioso estas bolinhas e bem fáceis de fazer, obrigado por partilhares Mariana pois eu adoro atum,

beijinhos!!
Inês Ginja disse…
Olha que bolinhas tão boas! Parecem mesmo fáceis de fazer e deliciosas.
Um beijinho.

Mensagens mais procuradas