Conserva de figos "pingo de mel"



Estas conservas são muito uteis principalmente para usar durante o inverno em que já há menos qualidades de frutas e até certos legumes.
Resolvi fazer conserva  de figos "pingo de mel" que são tão docinhos, pensando que no Natal vamos te-los na mesa e deliciarmo-nos com mais uma boa sobremesa.





Todos os tipos de fruta podem ser aproveitados para conserva.
Devem ser de optima qualidade, frescas, maduras, sem manchas ou toques.
As frutas podem ser conservadas em água, em alcool (sendo o brandy o mais usado) ou xarope.  Ganham em sabor e cor se forem conservadas em xarope e especiarias.
Colocam-se as frutas em frascos esterilizados, (é preferivel não enxaguar o interior dos frascos porque a humidade vai facilitar o deslizar das frutas). É tambem essencial evitar que depois de as cobrir com xarope se formem bolhas de ar. Ao fazer uma conserva desta maneira, deve-se colocar um pano ou uma rede entre o frasco e a panela.
 

              



Assim, comecei por fazer um xarope com 250g de açucar e 0,5l de água. Deixei dissolver o açucar e  ferver cerca de + 2 minutos.
Num frasco de 0,5l, acomodei 300g de figos, cobri-os com o xarope.
Numa panela deitei água e deixei levantar fervura , meti dentro o frasco, sem tampa, tendo o cuidado que a água não chegasse ao bucal. Deixei a água fervilhar durante 30 minutos.




Quando acabou o tempo, retirei o frasco da panela acrescentei um pau de canela e tapei-o, tendo o cuidado de o fechar bem e em seguida desenroscar um bocadinho. 
Quando o frasco amornou enrosquei a tampa bem, e guardei-o em ambiente arejado e escuro.

Comentários

Mensagens mais procuradas