Pudim de Verão


Apesar de estar em ferias e porque esta um calor tão forte, não resisti a esta receita tão refrescante que saboreamos. Esta é mais uma receita tirada de um livro que o meu pai me ofereceu quando eu era uma teenager.

A origem deste clássico pudim inglês é desconhecida. Sabe-se que ja no século XVIII fazia parte da alimentação dos doentes que não podiam comer muito açúcar. Esta receita é uma deliciosa composição feita com os mais saborosos frutos de Verão.








Ingredientes:



6 a 8 fatias de pão de forma sem côdea
750 g de frutas macias variadas ( cerejas, morangos, framboesas, groselhas, pêssegos, alperces, etc. )- usei cerejas morangos e pêssegos
125 g de açúcar(juntei um pouco mais de açúcar )
Acrescentei licor de cerejas e licor de morangos








Cubra completamente o fundo e as paredes de uma taça com fatias de pão de forma. Se necessário corte o pão de modo a obter bocados, cujo o feitio cubra o melhor possível o revestimento da forma.
Lave as frutas, retire-lhes os pés e os caroços e coloque-as numa panela, polvilhando-as com o açúcar. Deixe ficar assim durante 15 minutos, e depois leve a lume muito brando. Quando levantar fervura, deixe coser apenas 2-3 minutos. Retire do calor e deixe que as frutas larguem o sumo ( retire  3 colh. de sopa de sumo). Deixe arrefecer e deite as frutas com o sumo para dentro da forma. Tape com fatias de pão, e coloque um prato com um peso em cima
Leve ao frigorífico durante 8 horas. Desenforme o pudim, deixando-o cair sobre o prato onde ira ser servido. Com o sumo guardado, molhe os bocadinhos de pão que tenham ficado secos.
Acompanhe com natas batidas com um pouco de açúcar ou com gelado.





Comentários

Adorei esse pudim! Tem um aspecto super fresco...
beijinhos :)
Prata da casa disse…
Parece delicioso e adoro a sua cor vibrante.
Bjn
Márcia
São Ribeiro disse…
Adorei ficou lindo e bem ao meu gosto.
Vou levar a receita.
Bjs

Mensagens mais procuradas